
O que são Cuidados Paliativos?
Os cuidados paliativos são um conjunto de saberes e técnicas que visam manter a qualidade de vida do doente e sua família, seja de uma doença incurável e/ou progressiva.
Esses cuidados aliviam os sintomas da doença, reduzindo o estresse e a ansiedade do paciente e de seus cuidadores, além de dignificar a vida humana.
Do Latim, Pallium = Proteger
Uma equipe multidisciplinar de saúde
Esses cuidados são idealmente administrados por uma equipe multiprofissional de saúde, trabalhando em conjunto para fornecer apoio físico, emocional, social e espiritual ao paciente e sua família.
Na medicina paliativa o paciente é colocado no centro das atenções, sendo envolvido nas decisões do cuidado com um tratamento alinhado aos seus valores, sempre com muito respeito e compaixão, ajudando-o a manter a dignidade e a qualidade de vida até o fim.

Princípios dos cuidados paliativos
Abordagem Holística
Compreende o paciente como um todo, cuidando do corpo, mente e espírito.
Respeito à autonomia
Envolver o Paciente nas decisões de cuidado, valorizando seus desejos.
Trabalho em Equipe
Colaboração com outros profissionais de saúde e cuidadores.
Controle de Sintomas
Atenção contínua ao controle dos sintomas e ao bem-estar do paciente.
Alívio do sofrimento
Aliviar as dores, controlar os sintomas, abordar o luto e oferecer conforto.
Comunicação Efetiva
Estabelecimento de uma relação aberta e honesta com o paciente e a sua família.
Apoio aos cuidadores
Oferecer suporte aos familiares e cuidadores do paciente.
Cuidado até o fim da vida
Suporte emocional e espiritual para o paciente e sua família, até o fim.
Para quem são indicados os cuidados paliativos?
Os cuidados paliativos não se limitam ao cuidado de pacientes com câncer, mas também podem ser utilizados para tratar diversas doenças e condições como:
Câncer
Doenças Neurológicas
Insuficiência pulmonar
Insuficiência renal crônica
Demências
Insuficiência cardíaca
Enfisema pulmonar - DPOC
Insuficiência hepática - cirrose
Condições de fragilidade
Doença vascular periférica grave
Doença Pulmonar parenquimatosa
Direitos Humanos
Os cuidados paliativos são um direito humano fundamental que deve ser garantido pelo Estado e pela sociedade em geral. Eles respeitam a autonomia do paciente e proporcionam alívio da dor e do sofrimento.
Ferramenta SPICT
A ferramenta SPICT é uma lista de verificação usada por médicos para identificar pacientes que podem se beneficiar de cuidados paliativos, e utilizá-la é fundamental para garantir que o paciente receba um cuidado abrangente e personalizado.
SPICT significa "Ferramenta de Indicadores de Cuidados de Apoio e Paliativos".
Abordagem da Morte e do Luto
Todos esses cuidados buscam oferecer conforto físico, emocional e espiritual aos pacientes mesmo em fase terminal, com a responsabilidade de apoiar seus familiares durante todo o processo do luto.
A dignidade e qualidade de vida do paciente são preservadas até o fim, além de oferecer suporte aos familiares após a morte.
A importância dos Cuidados Paliativos
A medicina paliativa é uma indicação médica que buscará manter a qualidade de vida, controlar os sintomas e trazer suporte físico, social, emocional e espiritual, mesmo diante de uma doença grave.
Além disso, permite ao paciente ter um papel ativo em seu tratamento e tomar decisões informadas sobre seu cuidado.
Plano de Saúde
Trabalhamos com reembolso de Plano de Saúde, funciona da seguinte forma: você realiza uma consulta e, através de uma nota fiscal que emitimos, solicita o reembolso pelo convênio médico. Mas é importante verificar as regras do seu plano de saúde antes, alguns planos cobrem uma porcentagem do valor e outros cobrem o valor completo.

Você não está sozinho nessa jornada!
Eu sei o quanto o estresse e a ansiedade podem ser esmagadores em momentos difíceis como esse, por isso nosso objetivo é aliviar os sintomas da doença, sempre afirmando a vida e proporcionando um suporte médico atencioso e acolhedor.
Eu posso ajudar a melhorar a qualidade de vida, seja sua ou de um ente querido!